segunda-feira, 13 de junho de 2011

Estado do Tocantins recebe equipe do Projeto Rota do Sal - Kalunga em Palmas.



Hoje em Palmas a equipe Rota do Sal, teve o dia preenchido por compromissos oficiais e agradecimentos ao Governo do Estado do Tocantins que, com o apoio concedido através da Naturatins e da Secretária Estadual de Cultura na produção do filme, vem mostrando compromisso e interesse com a identidade e a memória dos Tocantinenses.
Seguindo o leito do rio que da nome ao estado, o Projeto Rota do Sal Kalunga irá percorrer o Tocantins em toda sua extensão, desde o  sul, ao seu mais extremo norte. Logo pela manhã estivemos com a Joana Munduruku, da Secretária de Cultura, pesquisadora e responsável pela comunidades indígenas no estado Joana nos deu  pistas fundamentais para a continuidade de nossas pesquisas.
A tarde fomos recebidos para um café  pela Sra. Katia Rocha, Secretária Estadual de Cultura, que se mostrou super atenciosa e interessada no sucesso de nossa produção. Natural de Porto Nacional, Kátia Rocha conhece esta história de perto e nos encaminhou para uma conversa e um convite para jantar com o Dr. Raimundo Boi, e sua senhora Dona Verna. Acompanhou a fundação do estado do Tocantins, ex-vice-governador na década de 90 e atualmente Secretário estadual de Saúde, Dr. Raimundo é antigo morador de Miracema uma de nossas próximas paradas e capital provisória do estado em 89 ano da última divisão territorial brasileira, tendo ainda ele próprio junto com seu pai ido diversas vezes a Belém do Pará pelos “caminhos que andam” do Tocantins.
Ainda sobrou tempo para um agradecimento e uma prosa com os Srs.  Alexandre Rodrigues, presidente e Rômulo Mascarenhas vice-presidente da Naturantins, que vem também prestando um inestimável apóio ao projeto. A noite mais algumas externas em busca dos “Canela” antigos moradores de uma grande ilha que já existia bem antes da fundação da Capital, e removidos para a construção da hidrelétrica do Lajeado. Amanhã partimos, fim de mais uma represa, novamente temos um encontro marcado com o rio.




























Nenhum comentário:

Postar um comentário