sexta-feira, 17 de junho de 2011

Entrevista Ton Eagleton

Entrevista com Ton Eagleton Rodrigues Fernandes - Presidente da Federação Tocantinense de Canoagem – FETOCAN


Ele acumula os cargos de vice-presidente da Confederação Brasileira de Canoagem(2008-2012), Presidente da Federação Tocantinense de Canoagem - FETOCAN e ainda é  responsável por um dos principais projetos desenvolvidos no Rio Tocantins, o "Remando no Lago". Por estes motivos, nosso entrevistado é um dos maiores especialistas na prática de canoagem no rio onde será realizada  a nossa expedição. 


1 - A cidade de Palmas está localizada numa região considerada privilegiada para a prática da canoagem? Por que?

Ton: Sim, podemos dizer que a cidade possui uma localização privilegiada devido ao grande lago hoje formado em frente a cidade com mais de 8 quilômetros de largura e  ainda various quilômetros  de extensão. Por causa disso, é possível praticar não só a canoagem, mas também várias outras modalidades esportivas no rio. 


2 - Existe algum incentivo ao esporte no estado?

Ton: Como em qualquer outra região brasileira, o apoio ao esporte  depende do Estado e varia a cada gestão. O apoio em nossa região sempre deixou muito a desejar. Temos que lutar muito para buscar apoio.


3 - Qual o perfil do praticante de esporte no Tocantins?

Ton: O desportista tocantinense ainda está em processo de formação, mas acredito que o esporte de natureza vem despertando o interesse em um número cada vez maior de adeptos.


4 - Há iniciativas para formação de novos atletas(incluindo crianças e jovens)?

Ton: Sim tem vários projetos sociais e de rendimentos que estão colhendo atletas de nível nacional , entre eles uma iniciativa chamada “Projeto Remando no Lago”, que já atendeu desde 2004 mais de 2.700 crianças e jovens.


5 - Fale um pouco da sua experiência remando no lago de Palmas e no trajeto de Porto Nacional à Pedro Afonso. Pontos de beleza natural, moradores ribeirinhos etc.

Ton: No trecho de Porto Nacional eu remei há muito tempo ainda pelo rio Tocantins. Hoje esse trecho já é um grande lago, mas ainda preserva muitas belezas naturais e também os pescadores ao longo do trecho. A parte de Miracema a Pedro Afonso ainda está sem grandes mudanças feitas pelo homem, deixando a viagem bem gostosa e cheia de atrações como peixes e aves e ainda diversos animais silvestres que vivem às margens do rio.


6 - Como são os banzeiros? Eles ocorrem em alguma época específica do ano? Você já esteve em algum ou tem relatos de alguém que já esteve?

Ton: Sim e devido ao grandes ventos que ocorrem no período de chuva e depois nos meses de junho a setembro, o lago requer uma atenção redobrada.  Caso o remado não tenha experiência com águas mais agitadas, é melhor fazer o trecho sempre próximo das margens. Também é importante  o uso correto de todos os equipamentos de segurança e os pertences devem estar acomodados de forma segura nas embarcações para evitar acidentes.


7 - Como você acredita que o projeto Rota do Sal pode contribuir para a realidade local?

Ton: A primeira característica importante deste projeto é divulgar nossa história, que merece ser amplamente difundida. Essa expedição vai ser o grande momento pra trazer essa saga à tona. Muita gente, que mora nas margens do rio inclusive, não sabem a importância da Rota do Sal para o país. O projeto irá destacar  também as grandes mudanças e transformações que rio Tocantis vem sofrendo nos últimos anos com a ação do homem.  


8 - Qual recado você deixa com relação a importância da preservaçã dos rios? 

Ton: Sem os rios não existe vida. Cada ação do homem gera uma reação da natureza. Sendo assim, preservar deveria fazer parte do nosso cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário