sexta-feira, 3 de junho de 2011

Aportamos em "Brejim"

Trecho de remada de Ipueira TO - Brejinho de Nazaré TO

Hoje dia 2 de junho de 2011 aportamos em Brejinho de Nazaré, cidade tão singela quanto o nome faz pensar. Nos últimos dias tivemos grande progresso em nosso ritmo de remada e agora começamos a deslizar suave pelas águas do grande rio. Deixando Peixe foi que tivemos o primeiro contato com o rio Tocantins em seu estado natural, correndo livre em seu leito original. Foram cem quilômetros até a pequena Ipuéiras  Em dois dias de remada forte e constante aportamos na Praia da amizade, localizada a dois quilômetros da “Ipuéiras nova”. Esta cidade é uma das menores até agora e foi completamente destruída pela grande enchente de 1980, tendo sido reconstruída um pouco mais distante do rio. São 1200 eleitores, ou seja 601 votos elegem o prefeito.

Alí se não fosse pelo carisma e interesse de alguns moradores, pouco teríamos conseguido para nosso filme. A cidade possui uma maioria negra de mais de 80 % como nos informou Dona Gilsimar do mercado Bom Jesus, que logo providenciou um apoio e nos contou da origem quilombola do lugar. Em uma troca de olhares sabíamos que ali era um ponto importante. Montamos nossas barracas na praia e resolvemos passar um dia em busca das histórias e da memória originária. Ipuéiras era uma espécie de ponto de apoio para as embarcações que desciam o rio vindo de Peixe, Paranã e dos próprios Kalungas, como nos contou o estudioso local, vereador, e chefe do congado Sr. Melquiades. Alí também tivemos uma longa conversa com a Dona Romana que nos apresentou sua carteira de identidade registrando seu nascimento em 10 de agosto de 1903, ou seja fazendo as contas 107 anos de vida, lúcida e toda prosa. Neste momento agradecemos mais uma vez a profissão que escolhemos.  Não conseguimos falar com o prefeito e com ninguém de sua equipe, fomos informados que ele mora em Palmas e só aparece de vez em quando. O Sr. Robeval do restaurante 5R porém não exitou em nos alimentar e nos prestou um grande apoio. 

Hoje partimos logo pela manhã e após 3 horas e 30 minutos  de remada íntegra e constante aportamos em Brejinho de Nazaré, onde fomos recebidos pelo Sr Raimudo, da prefeitura que nos recebeu e logo fomos para o hotel. Aqui temos grande expectativas pois existe aqui um grande número de comunidades quilombolas com origem ainda no século XVIII. Amanhã partimos seguimos com  a “produça”.

Emerson armando a rede do acampamento

Zequinha, nosso anfitrião em Ipueira.

Congada. Manifestacao feita para cultuar as almas. Realizada no dia de finados, 2 de novembro.

Pôr do sol no Tocantins


Sd Ronaldo, Sd Silva Neto e Sg Lourenço

Pôr do sol no rio "lago" Tocantins



Emerson Caverna

Dedé




Carlito

Flor

Ribeirinhos pescando. Trecho de remada de Ipueira TO - Brejinho de Nazaré TO





Nenhum comentário:

Postar um comentário